Portugal marca lugar com a história
Portugal, por estes dias, rima com Futsal. A selecção portuguesa deu esta tarde uma grande alegria a todos os seguidores da modalidade e entrou para a história, ao derrotar o Azerbaijão nos penáltis e qualificar-se pela primeira vez para uma final de um Campeonato da Europa.
Foi uma meia-final de nervos e de detalhes, em que os de Orlando Duarte souberam sofrer, souberam superar as adversidades (duas desvantagens e o facto de ter atingido as cinco faltas a 14 minutos do fim) e levar a decisão para o desempate dos 6 metros. Aí, Bebé foi inteligente e prático, ao firmar sempre bem a sua posição na baliza, acabando por parar um remate, e deixou o apuramento nos pés dos rematadores, que não falharam. Gonçalo Alves apontou o golo decisivo, mas na minha opinião o melhor português deste torneio tem sido João Matos, que tem estado sempre impecável, principalmente a dar equilíbrio à equipa.
Provando que não interessa como se começa mas sim como se "acaba", o mesmo Portugal que iniciou o torneio aos tremeliques acaba por conseguir o seu melhor resultado de sempre. Pese embora tenha beneficiado dos emparelhamentos e do desenrolar da competição, a geração que se iniciou na Guatemala em 2000 tem agora um merecido prémio - a final do Europeu. Portugal marcou lugar com a história para o jogo com a potência Espanha, que arrasou a Rep.Checa com um esclarecedor 8-1 (!). Sábado, às 19h00, o favoritismo é todo deles. E os portugueses, esses, já nada têm a perder. Só a ganhar, o que seria um feito ainda maior.
0 comentários:
Enviar um comentário