03 janeiro 2010

Formação em Aveiro - Clube PT



Tornei-me treinador de Futsal de Formação há relativamente poucos meses. Sou um novato nestas andanças, mas de há muito a esta parte que sou um profundo admirador do trabalho que o Clube Portugal Telecom faz. Se calhar porque, treinando nos Juvenis, sinto que muitos dos jogadores que comando têm falhas e "vícios" que seriam facilmente corrigidos se tivessem frequentado os escalões inferiores. Nos Escolas, Infantis e Iniciados, os atletas perdem quase todos os "vícios maus" e ganham quase todos os "vícios bons". Era esse o caminho em que se deveria apostar. Formar melhor para, no futuro, jogar melhor.

Há vários anos que o Clube PT trabalha bem nos escalões de base. Hoje, apeteceu-me falar neles. É um futsal com grande visão de futuro e que só enriquece a Formação do Distrito de Aveiro. Não conheço a fundo outras realidades - sei que no Escapães, no Burgães, em São João da Madeira ou nos Lobitos também há bom trabalho de base -, mas arrisco-me a dizer que este modelo do Clube PT deveria ser seguido por todos. Ou então não, porque só isso faz do clube um clube, para mim, ímpar na região.

"Cansados" de diversos títulos em Escolas e Infantis, os responsáveis do Clube PT arriscaram lançar-se no escalão de Iniciados com uma equipa de novatos (a maioria dos atletas tem idade para participar no escalão de Infantis). E têm-se dado muito bem. A receita é simples: os jogadores conhecem-se há muito, o ambiente é quase um ambiente familiar, a estrutura directiva é estável e o treinador é muito competente. Como resultado da soma de todas estas parcelas, os ensinamentos são bem passados aos jogadores e, mesmo que os resultados não sejam visíveis a curto prazo, os frutos desse trabalho serão bastante proveitosos.

Ensina-se uma cultura de futsal positivo, mais apoiado e de bola de pé para pé. Isto sim, é o mais importante de tudo. Quando se vê equipas de Iniciados que insistem num estilo resultadista, quase só de "pontapé para a frente", e não adoptam um estilo de transporte desde trás, algo vai mal na nossa Formação. O Clube PT contraria esse estilo mais rudimentar e destaca-se por isso mesmo. Esta política terá sempre o meu apoio. Quase que apetece lançar um lema: Clube PT - um dia, todos os clubes de formação deveriam ser assim.

0 comentários:

Enviar um comentário