06 novembro 2009

O meu futsal: esclarecimento



Para um treinador, não há nada melhor do que treinar. É ali, no treino, que o tempo pára. É ali, no jogo, que a adrenalina dispara. Treinos e jogos são a vida do treinador. Há quem goste mais de treinar, há quem goste mais de jogar. Eu vejo tudo pelo lado do treinar. Quer sejam jogos, quer sejam treinos: para mim tudo é treinar. Porque em jogo também se treina. No balneário também se treina. Porque treinar é, por definição do dicionário, habituar-se ou acostumar-se a algo.

Mas e o que é a acção de treinar aplicada ao futsal ou a qualquer jogo colectivo? A minha opinião: é ensinar, é passar princípios de jogo, é dar início a um processo cognitivo que permita que os atletas conheçam por dentro o jogo que jogam. Só depois desta aprendizagem preliminar é que vem o treino, a rotina, o criar hábitos, o "jogar".

Frase-chave: treinar é, acima de tudo, ensinar. Portanto, especialmente nos escalões de Formação, tudo é treino. Até os jogos oficiais. Tudo tem por base os ensinamentos que os treinadores passam. Tudo. Sem trabalho, sem rigor, sem princípios e sem regras para saber estar em jogo, não há talento que possa vingar por muito tempo. O meu futsal é isto. A minha visão de ser treinador é a de alguém que compreende o que os atletas sentem, alguém que os aconselha, alguém que lhes corrige comportamentos e posturas (dentro e fora de campo), alguém que prepara melhor os seus jogadores para as exigências que estes terão no futuro.

O meu futsal é isto mesmo. Sendo treinador dos Juvenis, não é o futsal dos resultados, das vitórias ou dos pontos conseguidos com base no anti-jogo constante. É um futsal de Formação, com o olhar posto no futuro dos atletas que treino, conduzo e ensino. Serei muitas vezes incompreendido? Sim, serei. Mas farei tudo pelos meus jogadores e para o seu bem. O meu futsal continua hoje, num treino que nunca será mais ou menos importante que determinado jogo que poderá ditar um apuramento ou uma eliminação. Repito-me: o meu futsal é treinar, ensinar, aconselhar, corrigir e preparar. É formar.

1 comentários:

Sérgio Miguel disse...

Futsal é uma lição de vida para a Formação, como desporto, como colectividade, como força de grupo de espirito. Muitas pessoas vêem o futsal, ou outro desporto qualquer como algo banal, algo que gostamos de fazer não passando disso, mas enganam-se .. é dentro desta Formação que se aprende muita coisa, muitas filosofias, muitos pensamentos intelectuais .. È mais que um chutar de bola, tudo vai para além do resultado que foi obtido .. O treinador é mesmo isso João Tiago : .. alguém que compreende o que os atletas sentem .. " È a definição mais correcta, em tão pouco tempo conseguiste coisas muito dificeis de alcançar não em termos de resultados, mas sim em termos de formação .. e é esse o objectivo.


Futsal é um desporto, é um conceito que vai para além das Regras e da Bola, é VIDA ! :)


Gostei de ler este poste :)



Sérgio Miguel

6 de novembro de 2009 às 18:19

Enviar um comentário